Do Piauí – Brasil, para o Mundo.
Só quem arrisca ir longe, sabe o quanto tão longe é capaz de chegar!
Nordeste brasileiro, lugar rico em terra seca e árida, mas capaz de brotar gente que sonha e vai à luta.
Gente como Lusilene de Franca Alves, nascida em um sítio, no interior do Estado do Piauí, próximo ao município de Simplício Mendes. De família muito humilde e com oito irmãos, ainda criança teve que trabalhar para ajudar os pais no sustento da casa.
Aos nove anos de idade mudou-se para Simplício Mendes, com os três irmãos mais velhos, para que pudessem estudar. De modo que, desde muito cedo, adquiriu responsabilidades, passando a viver como gente grande. E, assim, foi-se sua infância.
A vida nunca foi fácil para Lusilene. Vendo a dura realidade de sua família e a falta de perspectivas futuras, naquela cidade, Lusilene decide mudar-se para São Paulo, onde sonhava conseguir uma vida diferente para ela e sua família. Então, aos 17 anos, ela e sua irmã, de 18 anos, vão em busca de melhores oportunidades, na capital paulista. Tomada pela ansiedade, sente uma energia e alegria tão grandes, pois, tinha certeza que começaria ali, sua nova história de vida.
Era tudo tão diferente de Simplício Mendes…, mas, com o passar do tempo, ela foi, rapidamente, adaptando-se a correria da Paulicéia desvairada. Conseguiu um emprego de doméstica, em casa de família e, assim, pode dar continuidade aos estudos, trabalhando de dia e estudando a noite. Passados alguns anos conseguiu concluir o primeiro grau, do Ensino Fundamental. Não satisfeita, pois, sempre teve sede de conhecimento, iniciou o Ensino Médio e, à medida que seu conhecimento aumentava, aumentavam, também, as mudanças em sua vida. Sentindo-se mais confiante, trocou de trabalho, tornando-se recepcionista em uma academia. Lusilene, por onde passava, conquistava a todos com a sua simplicidade e alegria, conseguindo a admiração e respeito das pessoas que com quem convivia.
Seguiu seu destino colecionando vitórias e alegrias; a próxima foi a conclusão do segundo grau, etapa finalizada para, então, dar início ao curso de inglês. Lusilene é convicta que pela Educação/conhecimento, mudaria sua realidade, de maneira que sempre trabalhou, sem abrir mão dos estudos. Então, matriculou-se no curso de inglês, sua antiga paixão que, à medida que ia mudando de nível e superando dificuldades, só aumentava. Sua vontade de aprender sempre foi maior que o medo. Concluiu o curso com êxito!
O contato com a Língua Inglesa mudou o rumo de sua vida, porque durante o curso nasceu um novo e mais ousado sonho, o de estudar no exterior. Fez várias pesquisas, que lhe dessem condições de planejar como poderia viver e estudar fora do Brasil. Pesquisou sobre Austrália, Europa e programou dispor da economia de quatro anos, para poder realizar seu sonho. Decidida a embarcar neste inusitado sonho, optou por mudar-se para Irlanda, depois de ler vários relatos de brasileiros falando de como era a vida dos imigrantes em Dublin e, de como os irlandeses eram receptivos com os imigrantes.
De São Paulo à capital da Irlanda, Dublin. Foi uma das maiores alegrias vivida por ela, que experimentou uma mistura de ansiedade, medo, excitação, expectativa…, e, sobretudo, orgulho de si mesma. Era uma situação completamente nova e diferente de tudo que ela havia vivenciado, até aquele momento. E, assim, neste clima de grande entusiasmo iniciou seu curso de inglês, em Dublin, tendo a oportunidade de estudar com alunos de várias partes do mundo, inclusive com brasileiros, de outros Estados do Brasil. Lusilene tinha muito com que impressionar-se, mas, o respeito e a boa convivência, entre os colegas de curso, foi o que mais a surpreendeu, ainda que todos fossem de países e culturas diferentes.
Conseguiu arrumar um emprego de serviços gerais em um escritório, onde acabou destacando-se por sua eficiência, disposição e compromisso. Seu chefe passou a indicá-la para outros escritórios e, também, para casas de seus amigos. Com isto ela foi conquistando a confiança das pessoas e tornando-se conhecida, aumentando, consequentemente, sua clientela. Era uma árdua e longa jornada de trabalho, pois, trabalhava durante todo o dia e, à noite, estudava. Chegava tarde e exausta na casa, que dividia com outros estudantes, pois, era uma maneira de economizar para continuar investindo em seus estudos.
Tudo corria como planejado, a cada nível concluído, ela aperfeiçoava mais seu inglês, falando-o fluentemente e encerrando o curso em três anos. Foi quando, então, decidiu que subiria mais um degrau, inscrevendo-se no curso de Business (negócios), numa escola Técnica, com duração de dois anos. Dedicou-se e formou-se, novamente, e com boas referências, tendo sido uma aluna exemplar. Seu coração parecia que ia explodir, de tanta alegria!!
Mas, a incansável Lusilene, não tardou, ingressou-se na Universidade Business (negócios), investindo em sua carreira profissional e em seu desenvolvimento pessoal. Fez curso de Espanhol e, mais uma vez, destacou-se na Universidade, por ser uma aluna focada e muito esforçada. Ganhou a admiração dos alunos, professores e de toda a Universidade. Estava sempre disposta a ajudar seus colegas a sanar dúvidas, sendo muito generosa e amiga.
Lusilene é, sem dúvida, um exemplo de superação, pois, acreditou em si mesma. É a prova cabal de que com planejamento, dedicação, determinação e fé nossos sonhos podem sim, tornarem-se realidades.
Do sítio do interior do Piauí, para uma das melhores Universidades da Europa! Lusilene escreveu seu próprio futuro e você, o que tem feito do seu?
Deixe uma resposta