Sobre Ricardo Cabello

O escritor Ricardo Cabello, de 34 anos, tem uma longa para contar: ele é fundador do projeto social Nunca Desista dos Seus Sonhos e, desde 2015, já construiu mais de 16 bibliotecas comunitárias em creches e escolas carentes de Goiânia e de Aparecida de Goiânia. A última a ser inaugurada foi em Jataí, onde o projeto atenderá cerca de 450 alunos com 4 mil livros.

O escritor nasceu em Britânia e foi criado pela avó. Aos 10 de idade, sofria bullying na escola por ter as orelhas grandes. Por este motivo, preferia ficar na biblioteca durante o recreio. “Até que um belo dia, a professora da língua portuguesa disse ‘nós vamos fazer uma redação e o tema é livre’. Eu resolvi fazer uma carta aberta, onde eu coloquei todos os meus sentimentos: quando eu apanhava, quando me chamavam de Dumbo. Eu fui o último a ler a redação. Quando eu terminei de ler minha história, quando eu olhei para os meus colegas e para minha professora, eu vi que estava todo mundo emocionado”, relembra Ricardo.

O escritor conta que, após esse dia, o bullying cessou e seus colegas começaram a incluí-lo nas atividades fora do colégio. Ele, então, passou a levar seus colegas para a biblioteca, onde ele costumava a ficar no recreio. Cabello ressalta a importância dos livros para a formação do seu caráter e na formação do caráter das crianças. “Essa pessoa, que eu sou hoje, eu devo aos livros. E sou grato”, diz.

Escritor que construiu mais de 16 bibliotecas comunitárias é tema do Fazendo a Diferença - O escritor Ricardo Cabello, de 34 anos, tem uma longa para contar: ele é fundador do projeto social Nunca Desista dos Seus Sonhos e, desde 2015, já construiu mais de 16 bibliotecas comunitárias em creches e escolas carentes de Goiânia e de Aparecida de Goiânia. A última a ser inaugurada foi em Jataí, onde o projeto atenderá cerca de 450 alunos com 4 mil livros. A jornada de Ricardo Cabello, que caberia em um grande livro, é tema do Fazendo a Diferença desta semana.

Com 15 anos, ele se mudou para Goiânia, terminou seus estudos e foi morar na Irlanda. No país, que ele descreve como “mágico”, sentiu a necessidade de escrever e deu início ao livro Não Desista dos Seus Sonhos. O escritor conta que fazia entrevistas, pedia autorização aos entrevistados e dizia que queria escrever um diário contando as referidas histórias. E foi assim que nasceu seu primeiro livro.

O projeto social Nunca Desista dos Seus Sonhos, fundado em 2015 por Ricardo, tem como objetivo ajudar, educar e humanizar crianças carentes através da leitura. “As crianças não lêem porque elas não querem. É porque elas não têm condições de comprar um livro”, explica.

Escritor que construiu mais de 16 bibliotecas comunitárias é tema do Fazendo a Diferença - O escritor Ricardo Cabello, de 34 anos, tem uma longa para contar: ele é fundador do projeto social Nunca Desista dos Seus Sonhos e, desde 2015, já construiu mais de 16 bibliotecas comunitárias em creches e escolas carentes de Goiânia e de Aparecida de Goiânia. A última a ser inaugurada foi em Jataí, onde o projeto atenderá cerca de 450 alunos com 4 mil livros. A jornada de Ricardo Cabello, que caberia em um grande livro.

É importante ressaltar que o projeto disponibiliza caixas personalizadas para coleta de livros infantis literários em vários pontos das cidades. A ação pode ser adotada por empresas e multinacionais para arrecadar livros e, desta forma, montar mais bibliotecas infantis para crianças carentes.

“Esse é o legado que eu quero deixar: dar acesso à leitura, a oportunidade para essas crianças que não têm condições de comprar um livro”, finaliza.

Fonte: https://www.maisgoias.com.br/escritor-que-construiu-mais-de-16-bibliotecas-comunitarias-e-tema-do-fazendo-a-diferenca/

Sobre o Projeto

Fundado em dezembro de 2015, o Projeto Social Nunca Desista dos seus Sonhos nasceu de uma necessidade de ajudar, educar e humanizar crianças carentes. Desde então se resumem assim os meus dias de trabalho à distância e dos voluntários que hoje atendem vários centros municipais de educação infantil (localizado em regiões periféricas de Goiânia) e Aparecida de Goiânia. O projeto desenvolve ações que visam levar alegria, amor, educação e cultura a todos nossos pequeninos. Fundado em dezembro de 2015, o Projeto Social Nunca Desista dos seus Sonhos nasceu de uma necessidade de ajudar, educar e humanizar crianças carentes. Desde então se resumem assim os meus dias de trabalho à distância e dos voluntários que hoje atendem vários centros municipais de educação infantil (localizado em regiões periféricas de Goiânia) e Aparecida de Goiânia.

Nossas ações sociais

O projeto desenvolve ações que visam levar alegria, amor, educação e cultura a todos nossos pequeninos. O projeto faz um trabalho de arrecadação de livros infantis literários e estruturar e monta bibliotecas infantis dentro das creches e escolas carentes de Goiânia.É importante salientar que por trás de cada biblioteca, há um trabalho realizado toda semana, que envolve toda comunidade escolar, onde as crianças levam os livros para casa a fim de ter uma leitura conjunta com a família e na semana seguinte eles debatem os livros em sala de aula, junto com os colegas.

Nossa missão

Nossa missão é mostrar às crianças e adolescentes esse poder transformador dos livros e da educação, mostrar que é possível reverter o destino e criar sua própria história!